Conmebol precisa tomar decisão e Fluminense está de olho
A FIFA confirmou que a partir do ano de 2025, o Mundial de Clubes será disputado por 32 participantes. Além disso, a competição será baseada nos moldes da Copa do Mundo, dessa forma, só vai acontecer de quatro em quatro anos.
O próximo passo a ser decidido pelas federações, agora, é decidir como irá premiar os clubes com as vagas no Mundial disputado em novo formato. O site do ge entrou em contato com a Conmebol e a Uefa e a resposta das duas entidades foi a mesma. Segundo o portal, ambas ainda não têm os parâmetros definidos.
Com o número de vagas distribuídas para as confederações, a FIFA abre mão de apresentar o critério de classificação, mas tem a preferência que as vagas sejam garantidas através da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões, principais competições de clubes da América do Sul e Europa.
Uma possibilidade é que os campeões das últimas edições da Libertadores ganhem as vagas para a disputa do Mundial de Clubes de 2025. Dessa forma, há a chance de o vencedor da edição de 2023 já garantir a vaga no novo mundial.
Distribuição das vagas para o novo Mundial de Clubes
A FIFA ajustou a divisão para cada continente distribuir através de suas respectivas confederações as vagas para o novo Mundial de Clubes que começará a ser disputado a partir de 2025, com 32 equipes de todo o mundo.
Como ficou definido:
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte e Central): 4
- Conmebol: 6 (América do Sul)
- OFC (Oceania): 1
- Uefa (Europa): 12
- País-sede do torneio: 1
O Fluminense poderá garantir uma das vagas destinadas para a América do Sul no novo Mundial de Clubes caso conquista a Copa Libertadores da América de 2023, competição que já está classificado para a fase de grupos.