Flu na Libertadores: O dia que o Fluminense mandou o atual campeão de volta pra casa
Neste ano de 2023 completará 15 anos de uma partida histórica para o futebol sul-americano. Na Copa Libertadores da América de 2008, em um Maracanã lotado, com quase 85 mil torcedores, eliminou o atual campeão da competição da época, o Boca Juniors, que havia conquistado a taça no ano anterior, em 2007, sobre o Grêmio.
Na semifinal da principal competição da América do Sul, Fluminense e Boca Juniors empataram no jogo de ida em 2 a 2, e, a decisão ficou para o jogo da volta no Maracanã, onde a torcida Tricolor se fez presente e empurrou o time comandado por Renato Gaúcho.
A equipe argentina começaram o jogo com tudo e saíram na frente, dando ares de suspense na decisão. O goleiro Fernando Henrique estava muito bem, fazendo grandes defesas, mas no segundo tempo, logo aos 12 minutos, não conseguiu impedir o gol de Palermo, de cabeça.
Após o gol, Renato Gaúcho mexeu na equipe. Tirou de campo Ygor, que esteve diretamente ligado no gol do Boca, ao ser driblado por Dátolo que cruzou para Palermo marcar, o treinador sacou o jogador e mandou à campo Dodô, que cinco minutos depois de entrar, sofreu falta na entrada da área, cobrada por Washington, que acertou o ângulo e igualou o placar.
Aos 25 minutos, Conca colocou o Fluminense na frente do placar. Em um rápido contra-ataque, o meia recebeu de Dodô, tentou cruzar, mas um desvio em Ibarra colocou a bola no fundo das redes.
Perdendo e sendo desclassificado, o Boca se lançou ao ataque e fez o goleiro trabalhar. Porém, aos 47, Dodô deu um banho de água fria na equipe argentina. Em falha da zaga, o atacante finalizou com força e explodiu o Maracanã.
Calendário da Libertadores em 2023
O sonho de consumo do torcedor do Fluminense é a conquista da Copa Libertadores da América. Esta semana, a competição continental começou com sua fase preliminar, mas o Tricolor, já classificado para a fase de grupos, só entra na competição em abril.
Agora, o Time de Guerreiros aguarda somente o sorteio da fase de grupos que vai acontecer no dia 22 de março. De acordo com o regulamento da Conmebol, clube do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, com a exceção daqueles que vierem das fases preliminares, caso de Atlético-MG e Fortaleza. Esses são os únicos brasileiros que podem ser adversários do Fluminense na fase de grupos, caso avancem.
Veja o calendário:
– Sorteio da fase preliminar: 21 de dezembro
– Fase preliminar: 8 de fevereiro a 15 de março
– Sorteio da fase de grupos: 22 de março
– Disputa da fase de grupos: 5 de abril a 28 de junho
– Sorteio das oitavas de final: 21 de julho
– Disputa das oitavas de final: 2 a 9 de agosto
– Quartas de final: 23 a 30 de agosto
– Semifinais: 27 de setembro a 4 de outubro
– Final: 11 de novembro