Flu pode perder cinco jogadores no final de 2022
Com o final da temporada perto, o Fluminense já está se movimentando para organizar o ano de 2023. No elenco atual, cinco jogadores possuem contrato até dezembro e podem deixar o tricolor. A diretoria avalia as situações individualmente e espera as eleições no clube para firmar compromissos.
Os jogadores com contratos se encerrando em dezembro que estão sendo avaliados são: Fábio, Wellington, Mario Pineida, Matheus Ferraz e Nathan. Entretanto, como 2022 é um ano político para o Fluminense, as decisões não podem ser tomadas com tanta antecedência para não gerar problemas futuros para o próximo mandato presidencial. O atual Presidente Mario Bittencourt concorrerá a reeleição.
Dentre os cinco casos avaliados, o do goleiro Fábio é o mais diferente e fácil de resolver. Após chegar no Fluminense em janeiro, Fábio assinou contrato até o final da temporada de 2022, com renovação automática de mais uma temporada se metas previstas fossem alcançadas. A cláusula previa que se o goleiro jogasse 60% das partidas como titular, a renovação seria ativada. Meta já alcançada.
O volante Wellington teve seu contrato renovado automaticamente na temporada passada, o que gerou criticas na torcida, não satisfeita com o desempenho do jogador. Para essa temporada, o atleta não foi procurado pela diretoria do Flu para negociar renovação e espera o final das competições para decidir o futuro.
Entre os cinco jogadores, dois são emprestados: Nathan e Mario Pineida. Nathan foi emprestado para o Fluminense pelo Atlético-MG por uma temporada por R$ 1 milhão. Apesar do desempenho agradar a diretoria tricolor e o empréstimo ter opção de compra, a continuidade do jogador nas laranjeiras é difícil. Para contratar em definitivo, o tricolor precisaria desembolsar 5 milhões de euros (R$ 26 milhões), valor considerado alto para a situação financeira do Fluminense.
Mario Pineida de situação parecida. Cedido pelo Barcelona de Guayaquil, o jogador tem valor de compra fixado, mas os números não foram divulgados. O clube está avaliando internamente.
Já o caso mais complicado é o do zagueiro Matheus Ferraz, de 37 anos. Se recuperando de uma cirurgia para reconstruir os ligamentos do joelho, Ferraz não entrará mais em campo na temporada. Com período de recuperação de seis meses, o Fluminense estuda o caso para renovar o vínculo até que o jogador esteja recuperado.
Cano pode igualar marca de Conca pelo Fluminense; saiba mais!
Em alta no Fluminense, German Cano pode atingir duas marcas do compatriota Dario Conca na temporada de 2022. Ídolo da torcida do tricolor, Conca fez mágica nos campos nas temporada de 2009 e 2010. A expectativa é que German iguale e supere os números do ex-jogador.