Fred foi sincero e desabafou: “Via duas bolas”
Fred, o lendário atacante do Fluminense, se aposentou no ano passado em uma festa memorável realizada no Maracanã. O evento foi coroado com uma vitória do Flu sobre o Ceará por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Durante a celebração, Fred emocionou a todos ao relembrar grandes momentos, tristezas, alegrias e um problema de saúde que o forçou a encerrar a carreira.
Em um período anterior da carreira, o jogador teve sintomas de depressão e dificuldades para compartilhar seus problemas com familiares e companheiros de equipe. Além disso, Fred estava enfrentando diplopia, um problema na visão que estava afetando seu desempenho em campo. Ele descreveu como começou a sentir tonturas em 2017, enquanto jogava pelo Atlético-MG, e foi afastado para fazer exames para descartar uma possível lesão cerebral. Embora tenha sido descartada qualquer lesão, Fred ainda estava com problemas de visão. Ele foi diagnosticado com labirintite e, mais tarde, descobriu que o problema era na vista.
“Em 2017, eu jogava pelo Atlético-MG e comecei a me sentir tonto. Eu estava numa fase muito boa e o Rodrigo Lasmar [médico do Galo] me afastou para fazer exames para saber se era lesão no cérebro. Eu enxergava duas bolas, tropeçava… Mas foi descartada a lesão. Depois, fiz exame no ouvido e repararam que eu tinha labirintite. Aí voltei para o Fluminense em 2020 e meu pescoço ficava girando, tudo dobrando. Na minha reestreia, a bola sobrou na pequena área, veio paradinha, eu ia fazer de bicicleta e furei a bola. E aí falei para o doutor que não estava enxergando direito”, disse ídolo Tricolor.
Ao retornar ao Fluminense, Fred estava com dificuldades para enxergar corretamente e teve que se aposentar. Ele contou como comunicou ao técnico Fernando Diniz e à diretoria do clube que havia decidido se aposentar. Embora Diniz tenha feito de tudo para que Fred permanecesse, o jogador decidiu se afastar por 25 dias e, depois de muito pensar, optou por se aposentar.
“Ele fez de tudo para eu permanecer, e eu meio que segurando de falar, e aí reuni todo mundo e abri o jogo, falei com ele, com o médico e falei que iria parar. Me afastei por 25 dias, pois precisava de repouso absoluto. E aí eu realmente optei por parar. Eu estava muito mal, minha esposa já tinha falado que eu tinha que me despedir da torcida e eu bati o pé, queria fazer uma entrevista só para anunciar que tinha parado. E aí, nesse dia, falaram que eu não podia. O Diniz me convenceu, o Mário [Bittencourt, presidente do Flu], e foi isso, virou isso [o evento de despedida]. Consegui fazer ainda um gol [diante do Corinthians] enxergando duas bolas [risos]. Deus foi tão bom comigo”, concluiu Fred.
Fred sofreu com sintomas de depressão
Fred admitiu que sofreu de sintomas de depressão após o rebaixamento do Cruzeiro em 2019 e confessou ter tentado esconder essa situação de seus familiares. Ele reconheceu que, às vezes, foi injusto com sua esposa e familiares, e que tentou protegê-los dessa realidade, principalmente esposa.
Fred também revelou que pensou em abandonar o futebol após o rebaixamento e que foi para sua casa no campo para tentar descansar devido à pandemia, mas tentou esconder sua real intenção de sua esposa, Paula.
“Às vezes fui injusto com minha esposa e família. Sou mais preparado para tomar as pancadas. Tento poupá-los, principalmente minha esposa. Ela cuida dos meus filhos praticamente sozinha de forma maravilhosa. Tento só dar uma paz para ela. O processo que eu estava muito mal foi uma conversa mais de homem, eu e o Chico [Jefferson Souza, primo e preparador físico], que está comigo desde o Lyon. Somos primos, morei na casa dele por cinco anos”, iniciou, complementando.
“Eu estava querendo sumir do futebol depois do rebaixamento. Fui para roça, e eu falei para a Paula [esposa] que estava indo mais para descansar por causa da pandemia, eu tentei poupá-la. Mas essa quase depressão é passageira, eu olho para trás e vejo de onde saí, não tenho nem espaço para lamentar e chorar. São poucos dias de luto e depois amarra a chuteira e vai de novo”, completou o ex-camisa 9.