Lembra do ex-Fluminense de Amores? Está jogando o Campeonato Espanhol
Um velho conhecido da torcida e que não deixou nenhum pouco de saudades está atuando no Velho Continente. O goleiro Guilhermo de Amores, irá defender o Real Sporting, que atua na segunda divisão da LaLiga até o meio de 2023.
Antes de vir para o Flu, De Amores era uma das grandes promessas do futebol uruguaio. Ele foi vice-campeão da Copa do Mundo Sub-20, disputada na Turquia em 2013, com a seleção uruguaia, perdendo nos pênaltis para a França. No entanto, ele foi premiado com a luva de ouro, como o melhor goleiro da competição. Ele era apontado como o sucessor de Muslera na seleção principal.
Em 2018, o goleiro veio para o Fluminense emprestado pelo Boston River, depois de ter se destacado em uma partida contra o Tricolor, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, jogando pelo Liverpool-URU. Sua chegada foi cercada por muita expectativa por parte da torcida, mas nos treinamentos, ele não agradou o técnico Abel Braga, que afirmava que o goleiro tinha um tempo de treinamento muito inferior aos arqueiros brasileiros. Na época, Abel disse:
“De Amores é um bom jogador. Fez dois bons jogos contra o Fluminense na Sul-Americana, mas não é um jogador que se correu atrás. Não entendi muito bem até agora (a contratação), porque ele não foi barato. É bom goleiro, muito rápido, mas precisa evoluir. É uma pena, porque é um menino muito bom e tem uma relação muito boa com o grupo”.
De Amores sofreu três lesões durante sua passagem pelo Fluminense: duas musculares na panturrilha direita e uma torção no joelho, que o fez passar por uma artroscopia. Ele deixou o clube no dia 24/06/19 sem ter jogado sequer uma partida com a camisa tricolor. Sua participação mais próxima de uma partida foi quando ele foi relacionado para o jogo contra o Avaí, pela Copa do Brasil, no Nilton Santos, onde o Fluminense foi derrotado por 2 a 1.
Antes de chegar ao Real Sporting, da Espanha, de Amores ainda defendeu o Central Atlético Fênix e Boston River, do Uruguai, Deportivo Cali, da Colômbia e Lanús, da Argentina.
Quando saiu, colocou o Flu na justiça
Em 2021, o goleiro uruguaio Guillermo de Amores iniciou um processo judicial contra o Fluminense, clube em que passou entre 2018 e 2019 sem atuar em nenhum jogo. O processo busca o pagamento de verbas trabalhistas atrasadas e compensação por danos morais e materiais decorrentes de uma grave lesão no joelho sofrida pelo jogador em meados de 2018. O valor total da ação, que tramita no Tribunal de Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, é de R$1.569.138,95.
De Amores acusa o departamento médico do Fluminense de ter diagnosticado e tratado incorretamente a lesão em seu joelho direito, o que teria levado a complicações durante as cirurgias realizadas pelo clube, incluindo uma infecção. O jogador afirma que só foi capaz de resolver o problema ao buscar tratamento com um especialista na Espanha e que busca o ressarcimento dos custos relacionados ao tratamento e à viagem.
De acordo com a acusação, mesmo após o tratamento fora do clube, o goleiro ficou com uma sequela permanente no músculo de sua coxa em razão dos procedimentos realizados pelo Fluminense e de uma volta equivocada aos treinamentos após o diagnóstico de que a lesão estava curada. A ação alega que tais sequelas prejudicam a capacidade do jogador, que tinha 26 anos na época, de exercer suas atividades profissionais no mesmo nível em que se encontrava quando se apresentou ao clube carioca.