O dia que o Fluminense fez uma das maiores exibições da história do Brasileirão
Diante do Coritiba, o Fluminense desempenhou uma das maiores exibições já vista na história do Campeonato Brasileiro. Em 1984, pelas quartas de final do Brasileirão da época, o Time de Guerreiros aplicou uma impiedosa goleada sobre o bom time do Coxa.
As equipes eram consideradas dois dos melhores times do Brasil naquele momento. Tanto que em 1984, após passar pelo Coritiba nas quartas de final, o Tricolor também venceu o Corinthians nas semifinais e depois, foi campeão derrotando o Vasco na grande decisão. No ano seguinte foi a vez do Coxa levantar a taça, ao vencer o Bangu.
Em casa, com um futebol envolvente, o Fluminense não encontrou dificuldades em atropelar o Coritiba por 5 a 0. O resultado começou a ser construído com Assís, aos 19 minutos ainda do primeiro tempo, e, cinco minutos depois, o resultado já estava bem encaminhado com o 2 a 0, com gol de Washington, com direito a lençol no zagueiro e golaço marcado.
Washington foi o grande nome daquela partida, porque o além de ter marcado o segundo gol do jogo, foi dele também a assistência para Assís abrir o placar. O Tricolor desceu para o vestiário após o fim do primeiro tempo com boa vantagem de 2 a 0.
Na segunda etapa, com um time seguro e em vantagem no placar, o Fluminense voltou para o segundo tempo com uma ideia clara de postura. Aguardar o Coritiba. No jogo de ida, Flu e Coxa empataram em 2 a 2, portanto, o 2 a 0 no placar classificava o Time de Guerreiros para as semifinais. Restava ao clube paranaense busca a reação.
O planejamento do Fluminense foi cirúrgico. Abusando da qualidade de Washington e dos contra-ataques, o Tricolor poderia ter tornado o resultado em goleada logo nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, quando já havia desperdiçado três chances claras de gol.
Já na reta final da partida, aos 31 minutos, Washington, que naquele momento já era o melhor em campo, se sagrou ao ampliar ainda mais o placar para 3 a 0. Seis minutos depois, aos 37, quando a semifinal já era realidade, Renê marcou o quarto gol, seu primeiro com a camisa do Fluminense. Aos 44 minutos, Romerito deu números finais ao duelo, marcando o quinto e último gol. Fim de jogo, 5 a 0 e o Fluminense chegava para as semifinais com o Corinthians com muita moral. Mais tarde, sagrou-se bicampeão brasileiro.
Fluminense chega para jogo com o Vasco depois de uma semana de trabalho
O Fluminense conseguiu uma importante vitória sobre o Audax no último domingo (5) por 3 a 0. A goleada serviu para reabilitar a equipe na disputa do Campeonato Carioca, já que vinha de três jogos sem vitórias, sendo duas derrotas consecutivas. A primeira aconteceu no dia 29 de janeiro, contra o Botafogo, pela 5ª rodada, já a segunda aconteceu no dia 2 de fevereiro, pela 6ª rodada, para o Volta Redonda, ambas foram pelo placar mínimo de 1 a 0.
Além da goleada sobre o Audax elevar a moral dos jogadores que já vinham sentindo o clima pesar com a ausência das vitórias, o Tricolor também viu seu principal artilheiro, Germán Cano, voltar a marcar. Na última rodada, o argentino marcou os três gols e encerrou de vez o jejum que vinha incomodando, já estava há 4 jogos sem marcar.
O próximo compromisso do Fluminense na temporada será o clássico com o Vasco, que acontece no amanhã (12). Pela primeira vez, desde que começou oficialmente a temporada com os jogos do Campeonato Carioca, o técnico Fernando Diniz teve uma semana cheia para trabalhar. Diniz utilizou essa semana para ajustar a equipe visando o clássico com o Cruzmaltino.