O dia que o Fluminense não ficou só na promessa e venceu o Real Madrid
Quando venceu a Copa Libertadores da América do ano passado, durante a festa, o vice presidente de futebol do clube, Marcos Braz, puxou o coro “Real Madrid, pode esperar, a sua sua hora vai chegar”, fazendo alusão o possível duelo entre as equipes na final do Mundial de Clubes. Porém, não foi o que aconteceu.
Na última terça-feira (7), o Flamengo foi derrotado na semifinal do Mundial que acontece no Marrocos, pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2. A eliminação do Rubro-Negro rendeu muitas críticas dos torcedores a diretoria e ao trabalho feito pelo técnico Vítor Pereira, além das zoações dos rivais.
O que poucos sabem é que o Real Madrid, considerado por muitos o maior time do mundo, já foi vítima do Fluminense. O duelo entre as equipes aconteceu em 1985, pelo Troféu Teresa Herrera, um torneio bastante conceituado da época.
A competição era disputada na Espanha entre as equipes em jogos mata-mata até decidir o campeão. Naquela edição, além de Fluminense e Real Madrid, também participaram Atlético de Madrid e Porto, de Portugal.
O Time de Guerreiros e o todo poderoso Real Madrid se enfrentaram na disputa do terceiro lugar, já que o Tricolor havia sido derrotado pelo Porto por 1 a 0 e o Real perdeu para o Atlético de Madrid por 2 a 0. A decisão do 3º lugar aconteceu no dia 10 de maio de 1985 e o Fluminense que ficou com o pódio e o Real Madrid em último.
Assim como a equipe Merengue, o Fluminense tinha uma equipe extremamente qualificada. Logo aos 12 minutos Washington abriu o placar e pouco depois, aos 24, Assis ampliou. O resultado poderia ter sido ainda mais elástico, já que Romerito ainda desperdiçou um pênalti.
Fluminense perto de estrear na Libertadores de 2023
O sonho de consumo do torcedor do Fluminense é a conquista da Copa Libertadores da América. Esta semana, a competição continental começou com sua fase preliminar, mas o Tricolor, já classificado para a fase de grupos, só entra na competição em abril.
Agora, o Time de Guerreiros aguarda somente o sorteio da fase de grupos que vai acontecer no dia 22 de março. De acordo com o regulamento da Conmebol, clube do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, com a exceção daqueles que vierem das fases preliminares, caso de Atlético-MG e Fortaleza. Esses são os únicos brasileiros que podem ser adversários do Fluminense na fase de grupos, caso avancem.
Veja o calendário:
– Sorteio da fase preliminar: 21 de dezembro
– Fase preliminar: 8 de fevereiro a 15 de março
– Sorteio da fase de grupos: 22 de março
– Disputa da fase de grupos: 5 de abril a 28 de junho
– Sorteio das oitavas de final: 21 de julho
– Disputa das oitavas de final: 2 a 9 de agosto
– Quartas de final: 23 a 30 de agosto
– Semifinais: 27 de setembro a 4 de outubro
– Final: 11 de novembro