Portal crava o futuro do Fluminense no Campeonato Carioca
O Fluminense, atual bicampeão carioca, briga ponto a ponto com o Flamengo pela liderança e posteriormente pelo título da Taça Guanabara. O clube, que ainda não perdeu na competição estadual, vem fazendo em 2024 mais uma vez um campeonato muito sólido. Até o momento, são seis vitórias e três empates em nove rodadas.
Com a primeira fase da competição chegando ao seu fim, o portal NetFlu trouxe um panorama de como funcionará a próxima fase do campeonato estadual. Vale lembrar que mais uma vez o campeonato irá repetir o formato adotado nas últimas edições, onde a primeira fase terá 11 jogos para cada time, com os quatro melhores avançando para a semifinal e depois para a grande final.
Com a vitória sobre o Madureira no último sábado (17/02), o Flu praticamente já assegurou a sua vaga na próxima fase, acumulando incríveis 21 pontos e agora disputando a liderança da competição principalmente contra o Flamengo. Com a classificação praticamente garantida, o clube das Laranjeiras terá pela frente a semifinal e, caso avance, disputará a grande final pela quinta vez consecutiva.
Nas últimas quatro edições, inclusive, Flamengo e Fluminense têm feito a grande final, onde em 2020 e 2021 o rival Rubro-negro levou a melhor, e nas duas últimas em 2022 e 2023, o Tricolor das Laranjeiras levou a melhor, criando uma verdadeira hegemonia na disputa pelo campeonato estadual.
Como funcionará o mata-mata?
Ao término da primeira fase, o primeiro colocado geral e o segundo colocado ganham um troféu referente a essa etapa inicial do torneio. Esses dois times levam uma vantagem para as semifinais, que serão realizadas entre o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º.
No entanto, ao contrário de outras competições, em caso de empate no placar agregado, ambas as equipes se classificarão, destacando a importância das primeiras posições para a sequência da competição, que nos últimos anos definiram diversos finalistas.
Para a grande final, no entanto, a vantagem não existe. As duas equipes que avançarem da última fase disputarão a final em jogos de ida e volta. Em caso de placar igual nas duas partidas, tudo será decidido nas cobranças de pênaltis, algo que não ocorre desde 2018, quando o Botafogo foi campeão.