Primeiro FlaFlu da História: tricolor mostrou quem manda
Em 7 de julho de 1912, Flamengo e Fluminense se enfrentaram pela primeira vez na história. O Estádio de Laranjeiras, na rua Guanabara, foi onde o clássico FlaFlu surgiu para o mundo.
Com vitória do Fluminense em cima do seu novo rival, a partida foi marcada por muitas emoções, que vão de fora para dentro do campo.
Esse início de uma das maiores rivalidades da história do futebol brasileiro contou com um público de 800 pessoas. O que parece modesto para os dias de hoje, naquela época já denotava a importância que essa partida tinha. Já era um sinal de que algo grandioso surgia ali.
Flamengo: um clube que surgiu…no Fluminense!
Os ânimos que envolviam essa partida, como disse, envolviam questões que vinham de fora das quatro linhas do gramado. A própria criação do clube de futebol do Flamengo já mostra bem que essa rusga entre os clubes começou antes do primeiro FlaFlu.
Para se ter uma ideia, nessa primeira partida entre Flamengo e Fluminense, o lado rubro-negro contava com 9 ex-jogadores do Flu, que saíram do clube no ano anterior (1911) justamente para criar o time de Futebol rival.
O Flamengo, ou melhor: O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895 e, como o nome já diz, focava suas atividades na prática e nas competições de regatas, o esporte favorito dos cariocas daquele tempo.
Alberto Borgerth era, no começo da segunda década do século XX, um dos remadores do Flamengo e também jogador do Fluminense. Após um desentendimento interno entre os jogadores do tricolor, com alguns membros buscando trocar de clube ou mesmo abandonar o esporte, Alberto propôs a fundação de uma seção futebolística no Flamengo.
Então, em 1912, o time rubro-negro surge com grande status, trazendo jogadores já renomados no esporte. A primeira partida do clube deixava essa condição ainda mais evidente: uma vitória de 15 a 2 do Flamengo em cima do Mangueira.
Flamenguistas encontram o Fluminense pela primeira vez
No mesmo ano de 1912, os então dissidentes do Fluminense voltaram a ver as cores tricolores de dentro do campo. Mas agora, jogando pelo outro lado da cancha.
Com essa saída massiva de jogadores consagrados para a criação do clube do Flamengo acompanhada de resultados expressivos do time estreante, quando os rubro-negros enfrentaram o Fluminense pela primeira vez naquele 7 de julho, eles já eram considerados os grandes favoritos para a partida.
Mas o futebol, como todos nós sabemos, é sempre uma caixinha de surpresas. E o Fluminense, magoado com seus ex-membros, estava cheio de energia e disposição para superar qualquer favoritismo.
Bola rolando para o FlaFlu!
Meus amigos: que partidaça deve ter sido essa, ein?!
No primeiro minuto de jogo, Edward Calvert abre o placar para o Fluminense. Porém, logo na sequência Arnaldo empata o jogo para o Flamengo. E assim ficou até o fim do primeiro tempo.
Já na segunda etapa, James Calvert bate uma falta precisa para dentro do gol e coloca o Flu novamente na frente.
A vitória tricolor parecia certa. Até que, nos minutos finais, Píndaro marca para o Flamengo e deixa tudo igual novamente: 2 a 2.
Parecia mesmo que esse primeiro encontro dos titãs do futebol carioca iria acabar empatado, mostrando a grandeza das duas equipes. Mas, o Fluminense queria mostrar quem manda!
Logo após o segundo gol do Flamengo, Bartholomeu marca o terceiro para o Fluminense e garante a vitória tricolor nas Laranjeiras.
FlaFlu: sempre histórico!
Ainda em 1912, o Flamengo iria consagrar a sua criação e ganhar o seu primeiro campeonato carioca. A conquista veio com uma rodada de antecedência, em uma vitória por 2 a 1 justamente contra o Fluminense.
De lá para cá, Flamengo e Fluminense já se enfrentaram mais de 400 vezes, com diversas partidas históricas e campeonatos disputados em FlaFlus.
No Campeonato Carioca, por exemplo, o Fluminense ganhou em cima do Flamengo em 10 ocasiões, enquanto os rubro-negros venceram o rival em 6 decisões.
Esse número é questionado pelos flamenguistas, que consideram apenas 7 dessas 10 conquistas, validando os campeonatos a partir da conquista do Fluminense em 1936, o que desconsideraria inclusive o primeiríssimo título do Flamengo, em 1912.
Fato é que, em qualquer estatística que se dê para esse clássico, veremos que a história do futebol brasileiro deve muito a ele e, como vimos nesse resumo do primeiro FlaFlu, a emoção sempre esteve em campo nessa partida.