Qual era o elenco do Fluminense, vice da Libertadores em 2008?
O Fluminense esteve muito perto de conquistar a tão sonhada Copa Libertadores da América. No ano de 2008, o clube montou um time estrelado com grandes jogadores da época para irem em busca do título inédito.
O Time de Guerreiros chegou até a decisão da principal competição da América do Sul fazendo a melhor campanha da fase de grupos e eliminando os favoritos ao título, como o São Paulo e o Boca Juniors, inclusive, a equipe argentina era o atual campeão.
O primeiro jogo da decisão contra a LDU aconteceu no Equador e o Tricolor saiu derrotado por 4 a 2, mas isso não desanimou a torcida. No jogo da volta o Maracanã estava presenciando uma festa linda, que serviu de apoio ao time comandado por Renato Gaúcho.
O Fluminense até saiu perdendo. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, a LDU abriu o placar com Bolaños, mas em noite inspirada de Thiago Neves, o Time de Guerreiros reverteu o placar, transformando em 3 a 1, com todos os gols marcados pelo camisa 10.
O resultado levou a decisão para os pênaltis. E o goleiro Cevallos, da equipe equatoriana se tornou o herói da final, pegando três cobranças, de Conca, Thiago Neves e Washington, o Coração Valente. Por outro lado, Urrutia, Salas e Guerrón converteram e levaram o título da América para o Equador.
Apesar de ter ficado com o vice da Copa Libertadores, aquele time montado para disputar a temporada de 2008 é considerado um dos melhores dos últimos tempos, com grandes jogadores, como Thiago Neves, Conca, Fabinho, Washington, Dodô, que deixam saudades no torcedor.
GOLEIROS: Diego, Ricardo Berna, Fernando Henrique.
DEFENSORES: Thiago Silva, João Paulo, Luiz Alberto, Gabriel, Anderson, Carlinhos, Uendel, Somalha, Sandro, Roger Machado, Rafael, Julio Cesar, Gustavo Nery, Gabriel, Fernando, Dieguinho.
MEIAS: Welligton Monteiro, Conca, Arouca, Thiago Neves, Fabinho, Romeu, Tartá, Maurício, Ygor, Marinho, Léo, Felipe, David, Cícero.
ATACANTES: Alan, Everton, Washigton Coração Valente, Maicon, Léo Itaperuna, Leandro Amaral, Dori, Dodô.
TÉCNICOS: Renato Gaúcho, Alexandre Mendes, Cuca, Vinícius Eutrópio, René Simões.
Números do Fluminense em outras competições em 2008
Apesar de ter montado um elenco recheado de estrelas, com jogadores consagrados e muito forte competitivamente, que chegou até a final da Copa Libertadores da América, o Fluminense passou aquele ano de 2008 sem títulos.
Veja:
Campeonato Carioca: eliminado nas semifinais da Taça Guanabara e vice-campeão da Taça Rio.
Copa Libertadores: vice-campeão.
Campeonato Brasileiro: ficou em 14º lugar, com 45 pts (11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas).
Jogos: 71.
Vitórias: 32.
Empates: 18.
Derrotas: 21.
Aproveitamento: 53,52%