Thiago Silva revela quem é o seu maior ídolo como zagueiro
Mostrando em campo o motivo de ter recebido o status de ídolo por torcedores do Fluminense, Thiago Silva se firmou como um dos principais jogadores do atual elenco das Laranjeiras. Em breve entrevista à FluTV, o multicampeão revelou que boa parte de sua destreza é creditada a duas peças marcantes no cenário mundial. Segundo o camisa 3, suas maiores referências sempre foram Paolo Maldini e Alessandro Nesta, ambos aposentados.
Servindo de inspiração para a garotada, Thiago Silva também tem seus heróis dentro das quatro linhas. Aos 39 anos, o ex-zagueiro da Seleção Brasileira foi moldado com as características mais marcantes de um exímio defensor. Embora seja mérito seu, o zagueiro revelou a importância de ter jogadores parceiros, que auxiliaram na adaptação e, principalmente, no desenvolvimento de sua incrível carreira.
“O cara (Maldini) me ensinou muito na prática, literalmente, perto, visualizando. Quando eu comecei a jogar no ano seguinte o Nesta foi meu parceiro, a dupla de zaga. O Nesta me ensinou literalmente do meu lado ali, sabe? Me coordenou, me dando os atalhos, caminhos, a inteligência, a visão de jogo e eu acho que hoje em dia me ajuda muito, além da experiência adquirida ao longo desse tempo como profissional. Essa antecipação dos movimentos que podem acontecer isso é de muito estudo”, iniciou o craque.
Embora tenha em Maldini um maestro nato, foi com Nesta que Thiago Silva recebeu as maiores coordenadas em campo. Para o Monstro, sua estreia no futebol europeu somente ganhou alarmantes proporções por ter contado com a experiência e paciência de veteranos o auxiliando a melhorar suas qualidades a cada partida disputada.
“Mas o Nesta, lá atrás, já me ensinava alguns movimentos e ao longo da minha carreira, obviamente, fui praticando e vendo que, realmente, aquilo era muito valioso para mim. Ao longo da minha carreira procurei passar para os outros atletas que estavam do meu lado. E fui muito feliz e hoje sou um cara realizado. Mas ainda faltam pequenos sonhos para serem concretizados”, finalizou o camisa 3.
O retorno triunfal de Thiago Silva
Após 16 anos atuando na Europa, Thiago Silva decidiu recusar ofertas internacionais para retornar às Laranjeiras. Contratado para reforçar o grupo carioca no segundo semestre de 2024, o craque não demorou para entregar em campo aquilo que sempre foi sua maior atribuição; a maestria. Em 10 partidas realizadas com as vestes tricolores, o ídolo detém os seguintes números:
- 10 partidas (10 jogos como titular)
- 6 vitórias
- 1 empate
- Nenhuma derrota
- 5 gols sofridos
- 0 gols sofridos no Brasileirão (em sete jogos)
- 1 gol marcado
- 2 cartões amarelos