TV Globo ajudou o Fluminense a contratar craque do Barcelona
Em 1976, o futebol brasileiro quase viu uma das maiores lendas jogar o Campeonato Brasileiro. Na época, o Fluminense cogitava a possibilidade de contratar Johan Cruyff, um dos maiores nomes do futebol mundial.
A hipótese gerou grande expectativa entre os torcedores do clube carioca, que atualmente desconhecem essa história. Cruyff, já consagrado por suas atuações pelo Ajax, pela seleção holandesa e pelo Barcelona, foi trazido ao Rio de Janeiro para negociações, graças a um esforço conjunto do Fluminense, uma empresa de aviação e a TV Globo.
Durante sua estadia, o holandês explorou a cidade e participou de amistosos, integrando-se ao ambiente futebolístico local, conhecendo mais sobre o lendário futebol brasileiro.
Cruyff quase foi do Fluminense
No entanto, diversos fatores contribuíram para que a contratação não se concretizasse. A esposa de Cruyff não se adaptou ao Rio de Janeiro, e o Tricolor das Laranjeiras, após uma análise financeira, concluiu que não dispunha de recursos suficientes para fazer uma oferta ao jogador, um dos maiores ídolos da história do esporte mundial. Sem uma proposta formal, as negociações não avançaram, e Cruyff acabou por renovar seu contrato com o Barcelona, mantendo-se no clube catalão.
Esse episódio marcou uma das tantas histórias de “quase” no futebol, onde a torcida do Fluzão ficou apenas na expectativa de ver um dos maiores ícones do esporte vestindo a camisa verde, branco e grená.
A passagem de Cruyff pelo Rio de Janeiro foi breve e, apesar da empolgação inicial, o sonho de tê-lo jogando pelo Fluminense permaneceu apenas na imaginação dos torcedores, que quase tiveram o jogador no elenco.